Poxa, por que aprender japonês é tão difícil assim? Desde que eu cheguei aqui no Japão já tentei diversos métodos mas parece que nunca melhoro! Será que sou tão burra assim? Acho que vou desistir de aprender japonês…

Calma aí moça! Não pense em desistir não, se está tentando encontrar um método mais eficiente pra aprender, eu posso te ajudar ! =)

Ajudar? Como? Já tentei de tudo e não acertei nada, não estou mais tendo nenhuma motivação pra aprender…

Eu sei que é complicado aprender japonês, principalmente quando você não tem mais motivação, mas vamos voltar lá pro início e fazer aquela pergunta: por que eu preciso aprender japonês?

Vamos voltar lá pra quando você começou à pensar em estudar, você lembra o por quê de ter pensado em estudar japonês?

Hmmm….Bem, eu comecei à aprender japonês porque eu tinha acabado de realizar o meu sonho: vir para o Japão! Desde pequena meu sonho foi vir para cá, cheguei aqui e pensei que meu sonho tinha se tornado realidade, mas daí me deparei com a minha primeira parede: o idioma japonês.

Me conte mais sobre isso.

Então, cheguei aqui e fui trabalhar em uma fábrica, me falaram que o serviço era fácil e que a empreiteira me daria total apoio, mas não foi assim…
Não entendia praticamente NADA do que falavam pra mim fazer, tinha que ficar dependendo de outras pessoas pra poder me comunicar, e isso me deixava muito desconfortável! Sem contar que isso não é só dentro do trabalho, no meu cotidiano mesmo, quando preciso ir para a prefeitura para ver algum documento, é sempre uma luta pra tentar entender o que estão falando…

Então a sua motivação para aprender japonês foi pra poder melhorar a sua comunicação no trabalho e também conseguir facilitar o seu dia a dia?

Isso! Pois não queria depender dos outros pra poder resolver os meus problemas, sempre fui uma pessoa independente e ter que ficar chamando os outros toda hora sempre que acontece um problema é algo estressante para mim.

Entendi, conheço muitas pessoas que querem aprender japonês com essa motivação de melhorar a comunicação, que é muito importante por sinal! Existem inúmeras motivações para você aprender japonês, vou contar pra você dividindo em VANTAGENS de saber falar japonês, e DESVANTAGENS em não saber japonês, são elas:

1 – Ter liberdade sem depender de ninguém
– Sabe aquele fulano que sempre vem pedir um “favorzinho” pra você? Você não quer ser esse tipo de pessoa certo?
Além de ficar dependendo dos outros pra resolver qualquer situação que envolva o idioma japonês, ficar dependendo da boa vontade da amigos ou empreiteira não é a melhor opção.
Além disso você não precisará contratar intérprete para fazer coisas do seu dia a dia como ir ao médico, dentista ou prefeitura.


2 – Poderá ter uma comunicação melhor no ambiente de trabalho
– Como você quer fazer o serviço de uma maneira eficiente, se nem entende o que seu chefe está dizendo? Poder se comunicar no seu serviço pode salvar a sua pele muitas vezes de mal entendidos que acontecem nele. Além disso, vai economizar do seu chefe ter que falar pra você a mesma coisa inúmeras vezes.

3 – Uma imersão maior na cultura japonesa
– “A vida no Japão é só da casa pro trabalho, do trabalho pra casa”, essa é uma frase dita muitas vezes por brasileiros que simplesmente não aprenderam japonês e não aproveitaram nada do que o país teve para lhe oferecer. A cultura japonesa é rica em diversas formas, aprender sobre ela, vai te fazer entender melhor os japoneses e consequentemente, melhorará a sua relação com eles.

4 – Adquirir reconhecimento e respeito
– A maioria dos japoneses reconhecem quando alguém está tentando aprender a língua deles e você terá uma grande chance de receber apoio e ser mais respeitado. Digo isso por experiência própria, apesar de eu falar japonês muito errado no começo, eles sempre me apoiaram porque sabiam que eu estava tentando aprender o idioma deles para poder me comunicar melhor com eles.

5 – Mais opções de serviço e salários
– Você está no Japão, o idioma oficial do país é o japonês, sabendo falar japonês, você finalmente poderá estar de “lado a lado” com as pessoas que moram neste país na procura por um emprego. Não é a toa que quando você vai procurar emprego em um jornal ou site japonês, jamais verá algo como “requisito mínimo: saber falar japonês”, pois isto é o óbvio.
O Japão é um país que oferece diversos tipos de serviços, e muitas vezes existem cursos que lhe ajudam à capacitar para uma determinada profissão, a “vida em fábrica” é apenas uma pequena opção que é dada para quem não sabe falar o idioma, se você consegue aprender, pode ter certeza que muitas portas se abrirão na hora de procurar um novo serviço!

6 – Sua mão de obra será valorizada
– Se estiver em um ambiente onde poucos estrangeiros falam japonês, com certeza será valorizado e não precisará se preocupar em ser um dos primeiros funcionários à ser demitido em épocas de crise. Afinal você sabe japonês, sabe se comunicar tanto com o chefe quanto com os outros funcionários japoneses, e isto é uma qualidade muito importante!


7 – Chance de ter um futuro fora de fábrica
– Como foi dito no ítem 5, saber japonês irá lhe permitir procurar por empregos fora daquelas revistas gratuitas. Você poderá procurar serviço em sites de emprego japoneses, ou até mesmo em jornais. Existem muitos empregos que lhe dão oportunidades mesmo sem experiência, para que você possa adquirí-las e ter uma profissão no futuro.


8 – Qualidade de vida melhor pra você e sua família
– Se você pretende ficar no Japão com a sua família, saber japonês irá mudar drasticamente a sua qualidade de vida. Você não terá problemas para fazer coisas simples do dia a dia, e também poderá estar sempre auxiliando seus filhos(as) nos estudos caso entrem em uma escola japonesa.

9 – Usufruir melhor do que o Japão tem para te oferecer
– O Japão não é só fábrica! No Japão temos um dos melhores sistemas de transporte do mundo, podemos ir para qualquer lugar do Japão de ônibus, trem, trem bala, etc. Todos os dias surgem novos serviços e tecnologias, cada prefeitura auxilia o morador da sua região de uma forma diferente. Não é a toa que o Japão é considerado país de primeiro mundo. Sabendo falar japonês, poderemos usufruir ao máximo do que o país tem para nos oferecer.

10 – Oportunidade de abrir o seu próprio negócio
– Parece um sonho abrir seu próprio negócio no Japão? Pois lhe digo: não é! Aqui no Japão não é difícil você abrir seu próprio negócio, e na maioria das vezes, você nem irá precisar de algum dinheiro pra abrir a sua empresa.

11 – Poderá morar no centro do Japão: Tóquio
– Pode parecer que este ítem não seja tão importante quanto os outros que citei anteriormente, mas um dos benefícios que você pode ter depois de ter conseguido um serviço melhor, ou até mesmo ter aberto seu próprio negócio, é morar em Tóquio. Atualmente, existem pouco mais de 3,000 brasileiros morando em Tóquio, e você pode ser um deles. O centro do Japão, onde tudo acontece, onde o número de oportunidade de negócios equivale ao número de pessoas que vivem nesta metrópole. Em Tóquio você pode encontrar de tudo, e só o céu será o seu limite.

Nossa! Não sabia que tinham tantos motivos assim para aprender japonês. Deu pra perceber que independente da dificuldade, existem inúmeros motivos para poder seguir em frente.

Sim! E tenho certeza que esses são apenas alguns dos motivos (vantagens) de aprender japonês.

Concordo com você, mas vamos ser sincero, você só me disse as partes boas de aprender, caso eu não queira aprender, o que pode acontecer de ruim que irá me prejudicar?

Você está certa, eu só disse as partes boas em aprender, então agora eu vou mostrar quais as DESVANTAGENS em não aprender japonês.


1 – Terá sempre que depender de terceiros
– Ficar sempre dependendo dos outros não é legal, principalmente se você está em um país na qual não entende o idioma. O maior problema aqui pode acontecer se você ficar dependendo muito da empreiteira. Muitas vezes o apartamento que você aluga é através da empreiteira, e você corre o risco de ser despejado caso perca o emprego, ou seja: você perde o emprego e a moradia ao mesmo tempo, consegue imaginar um cenário pior do que isso?

2 – Problemas de comunicação frequentes
– É frustrante quando você tenta explicar o que aconteceu no serviço mas não conseguem entender o que você está dizendo, ou aparece alguém que sabe falar melhor do que você e priorizam o argumento dele não é mesmo?
Muitas brigadas e desentendimentos são causados pela falta de comunicação, aquele ambiente “estressante”, às vezes pode ser porque você não sabe falar japonês.

3 – Poderá ser um dos primeiros à ser demitido
– Quando a economia estiver ruim e as empresas resolverem cortar custos na empresa, com certeza os primeiros à serem demitidos serão aqueles que não produzem, ou que não falem japonês. Você está tranquilo pois você produz? Pois se tiver alguém que trabalhe que nem você, mas que saiba falar japonês também, você perderá seu lugar pra ele.
Cada vez mais estão entrando mão de obra barata no Japão (chinês, vietnamita, peruano, etc), se a sua produção for igual à deles, e o salário deles for menor, é claro que a empresa irá optar pela mão de obra mais barata, você só conseguirá manter seu emprego se tiver um diferencial em relação à eles: o japonês.

4 – Poucas opções na escolha de serviço.
– Sua opção de serviço serão as revistas gratuitas e nada mais. E na maioria das vezes você só achará serviços em fábricas. Lembrando que mesmo assim, cada vez mais, os serviços em fábricas também estão solicitando o idioma japonês, então as suas opções ao não saber falar japonês, será mais escassa ainda.

5 – Será sempre o último à saber
– Sabe quando algo acontece lá no seu ambiente de trabalho? Pois é, até a informação chegar “traduzida” até você, vai demorar um tempo, e mesmo se chegar, pode haver “alterações” até chegar em você e você poderá ficar apenas com a parte da verdadeira notícia.

6 – Terá dificuldades em economizar dinheiro
– “O que tem a ver saber japonês com economia?”, olha…tem TUDO a ver.
Quando você não sabe japonês, você acaba gastando muito dinheiro em coisas que você não precisaria gastar: traduções, intérprete, apartamentos caros, multas por não ter entendido a placa de trânsito, etc.
Se você sabe japonês, consegue sempre procurar pelas opções mais em conta, tanto em relação à moradia, quanto em relação à comida por exemplo. E isso fará uma diferença enorme para você no final de todo mês.

7 – Demorará para se acostumar com o Japão
– Se você não entende nada do que falam pra você, se você liga a TV e não entende nada do que falam, se você sai na rua e não entende nada do que está escrito nas placas, é óbvio que você não vai conseguir se acostumar com o Japão (a não ser que você desista e aceite que o Japão é este país que você não vai entender nada pro resto da sua vida).
Se já não bastasse a diferença cultural, não entender japonês irá retardar muito para poder se acostumar com a vida por aqui.

8 – Falta de informação
– Hoje em dia podemos achar quaisquer informações no google! certo? errado! Atualmente existem pouco mais do que 200,000 brasileiros morando no Japão, e não são todos eles que costumam compartilhar informações através de redes sociais ou até mesmo vídeos do youtube. Muitas vezes este tipo de informação acaba se tornando tendenciosa, ou você precisa filtrar bem até achar alguém que te dê as informações corretas.

9 – Poderá levar calote ou ser enganado
– “Em terra de cego, quem tem olho é rei!”, você pode encontrar brasileiros que sabem falar japonês que possam te ajudar, mas lembre-se que sempre irá ter aqueles que irão tentar se aproveitar de você também! Há muitos casos de calotes que no final das contas acabou sendo jogado pra debaixo de pano pelo simples motivo de que como estão em um país diferente, e não sabem o idioma, não conseguem contratar um advogado ou nem sequer explicar pro advogado a situação para poder resolver.
Saber japonês poderá te proteger deste tipo de pessoa também.

10 – Atividades do dia a dia limitados
– Como eu disse anteriormente, “o Japão não é só fábrica!”, quando não sabemos falar japonês, nossas atividades acabam se limitando à passear em algum shopping ou ir pra balada com os amigos. Você veio pro Japão pra “viver”, não para “sobreviver”.

11 – A crise na economia será a sua maior e mais aterrorizante inimiga
– A crise na economia sempre afeta àqueles que são mais frágeis, se já não bastasse que os estrangeiros são mais frágeis do que os japoneses, ser um estrangeiro que ainda por cima não sabe falar japonês será pior ainda.

12 – Perderá muitas oportunidades
– Muitas vezes haverá tanto oportunidades de empregos melhores, ou de negócios melhores, porém você acabará deixando eles passarem despercebidos por não saber falar japonês. As melhores oportunidades são feitas para pessoas que se preparam pra poder agarrar elas, para os que não, elas nunca vão existir.

Eita, só de ouvir essas desvantagens, me deu um pouco de medo em continuar vivendo aqui no Japão sem saber falar japonês…

Lembrando que essas são as desvantagens caso você seja um trabalhador de fábrica normal tá? Se você for rico(a) ou trabalha em alguma multinacional no Japão onde não precisa falar japonês, aí já é outros quinhentos.

É eu sei, mas infelizmente eu ainda não sou rica… Ainda!

Então já que agora sei que você não é rica, e que também não é herdeira de nenhuma fortuna bilionária, acho melhor você começar à investir em aprender japonês.

Ok, entendi o recado, mas por onde posso começar à aprender? Você tem algo que possa me recomendar?

Olha, existem diversos métodos de aprender, e cabe a você escolher qual que irá se adaptar melhor à sua necessidade, vou te apresentar os métodos de ensino que eu conheço no momento:

① – Escola de Idiomas

Custo Financeiro
Média de 700,000 à 1,200,000 yenes por ano + matrícula + material + condução

Necessidade de Auto-Disciplina e concentração para Estudar
Com professor(a) na sala de aula, apenas será necessário seguir as orientações dele(a)

Disponibilidade de Tempo
Terá que reservar um tempo para que possa estar na sala de aula

Customização das Aulas
Precisa seguir o cronograma da aulas conforme o professor, necessidade de acompanhar os outros alunos

Tempo de Aprendizado
Rápido

Eficácia
Alta

Prós
Professores qualificados e bastante material didático

Contras
Necessidade de dividir a aula com outras pessoas, terá vezes que você não irá fazer perguntas para o professor com receio de atrapalhar o andamento da aula

② – Aula Presencial Particular

Custo Financeiro
30,000 à 80,000 yenes por mês + condução

Necessidade de Auto-Disciplina e concentração para Estudar
Nem tanto, o(a) professor(a) irá disciplinar você

Disponibilidade de Tempo
Conforme a sua disponibilidade e a do(a) professor(a) em marcarem um horário na qual os dois possam se encontrar fisicamente em algum local

Customização das Aulas
Se o(a) professor(a) for bom, irá desenvolver as aulas conforme a sua necessidade

Tempo de Aprendizado
Médio – Rápido (Conforme a frequência das aulas)

Eficácia
Alta

Prós
Poderá ter um(a) professor(a) para tirar todas as suas dúvidas, dependendo do(a) professor(a) irá preparar um material conforme a sua necessidade

Contras
Como as aulas são presenciais, a quantidade de professor(a) disponível na região onde você mora será limitada. Encontrar com alguém que você não conhece, no começo pode ser um pouco desconfortável

③ – Aula On-Line Particular

Custo Financeiro
15,000 à 30,000 yenes por mês

Necessidade de Auto-Disciplina e concentração para Estudar
Nem tanto, o(a) professor(a) irá disciplinar você

Disponibilidade de Tempo
Conforme a sua disponibilidade e a do(a) professor(a)

Customização das Aulas
Se o(a) professor(a) for bom, irá desenvolver as aulas conforme a sua necessidade

Tempo de Aprendizado
Médio – Rápido (Conforme a frequência das aulas)

Eficácia
Alta

Prós
Vantagem de poder ter aula em qualquer lugar do mundo, desde que você tenha um computador com acesso à internet de boa qualidade. Terá total liberdade de tirar sua dúvida com o professor, aumentando assim a eficácia do aprendizado

Contras
Irá depender muito se você irá se acostumar com a forma do(a) professor(a) de te ensinar ou se ele(a) irá encontrar um método que se adapte melhor à você. A quantidade das aulas/vagas também é limitada

④ – Aula On-Line em Grupo

Custo Financeiro
5,000 à 15,000 yenes por mês

Necessidade de Auto-Disciplina e concentração para Estudar
Apenas para seguir as aulas propostas em grupo

Disponibilidade de Tempo
Conforme o horário em que as aulas em grupo forem marcadas

Customização das Aulas
Precisa seguir o tema proposto pela aula, há necessidade de acompanhar os outros alunos

Tempo de Aprendizado
Médio

Eficácia
Média

Prós
Normalmente o custo costuma ser baixo, e se você gosta de interagir com outros estudantes, este é um ótimo método

Contras
Seu tempo será dividido com os outros alunos, então haverá momentos na qual você não poderá tirar suas dúvidas, ou que terá de estudar temas que não são de seu interesse

⑤ – Pacote de Curso On-Line

Custo Financeiro
10,000 à 40,000 yenes por curso

Necessidade de Auto-Disciplina e concentração para Estudar
Sim, muita disciplina, pois é você quem terá de decidir quando irá estudar

Disponibilidade de Tempo
Quando quiser

Customização das Aulas
Necessário encontrar um pacote que esteja de acordo com a sua necessidade

Tempo de Aprendizado
Conforme o tempo dedicado

Eficácia
Conforme o tempo dedicado

Prós
Uma ótima escolha para quem trabalha muito, ou que não possui um horário fixo, pois poderá estudar em suas horas vagas e rever o conteúdo sempre que quiser

Contras
Necessário ter muita disciplina e concentração para poder estudar, caso contrário, é dinheiro jogado fora. Se você já é um “semi-autodidata”, não haverá problema, mas caso não, dependendo do curso,você não poderá ter assistência do professor ou ela será limitada conforme o valor

⑥ – Curso por Correspondência

Custo Financeiro
5,000 à 10,000 yenes por mês

Necessidade de Auto-Disciplina e concentração para Estudar
Sim, muita disciplina, pois é você quem terá de decidir quando irá estudar

Disponibilidade de Tempo
Quando quiser, conforme o tempo que terá de fazer as lições e enviá-las de volta

Customização das Aulas
Precisa seguir o cronograma do curso

Tempo de Aprendizado
Devagar

Eficácia
Baixa

Prós
Uma ótima escolha para quem quer estudar pouco à pouco

Contras
Precisa tomar cuidado com a armadilha da “lição de casa acumulada”,
pois senão cada vez mais irá acumular e isso irá desgastar a sua vontade de estudar

⑦ – Curso oferecido pelo Governo

Custo Financeiro
0 à 1,000 yenes por aula + condução

Necessidade de Auto-Disciplina e concentração para Estudar
Apenas para seguir as aulas propostas dependendo da aula

Disponibilidade de Tempo
Precisa estar disponível conforme o horário das aulas na escola

Customização das Aulas
Precisa seguir o cronograma do curso

Tempo de Aprendizado
Devagar

Eficácia
Baixa

Prós
Melhor opção para quando está sem dinheiro, pois muitas vezes é até gratuito

Contras
O nível das aulas costuma ser bem básico, e algumas vezes as aulas
acabam se repetindo

⑧ – Autodidata

Custo Financeiro
0 à ????? yenes dependendo do material que você for adquirir

Necessidade de Auto-Disciplina e concentração para Estudar
É o método que exige mais disciplina e concentração, pois você terá que escolher os materiais e os horários na qual terá que estudar.

Disponibilidade de Tempo
Quando quiser

Customização das Aulas
Precisa procurar livros que estejam próximos à sua necessidade

Tempo de Aprendizado
Conforme o tempo dedicado

Eficácia
Conforme o tempo dedicado

Prós
Se você já é um audodidata nato, é a melhor opção

Contras
O tempo de aprendizado não costuma ser rápido e se não tomar cuidado
acabará aprendendo errado por falta de orientação ou alguém para tirar suas dúvidas

E estas são todos os métodos de ensino que eu conheço até o momento, com as suas devidas características. O que achou?

Nossa! Não sabia que tinha tantos métodos de ensino assim! Com tantas alternativas até fica difícil de escolher.

É importante você conhecer todos os métodos de ensino disponíveis, assim você está finalmente na “linha de partida”: poderá escolher qual o método mais apropriado para você conforme a sua necessidade, seja ela financeira, seja ela em relação ao tempo, etc. Às vezes você não vai conseguir acertar de primeira, o motivo pode ser porque o(a) professor(a) não era apropriado(a) para você, ou porque o método em sí não combinava com seu estilo de vida. O importante é você ir tentando os diferentes métodos até encontrar um que você ache que esteja sendo eficiente e combine com a sua rotina diária!

Você tem razão! Bom, eu quero aprender japonês o mais rápido possível! Porque tem inúmeras coisas que quero fazer mas não estou conseguindo! E pra ser sincera, não sou muito boa em concentração… então é bom ter um professor que esteja sempre me orientando. Acho que vou fazer as aulas com você Hiru sensei! Mas antes, gostaria de saber qual o seu diferencial em relação aos outros professores?

Opa! Estava esperando você fazer esta pergunta, vou explicar pra você direitinho para que eu possa afirmar que você está fazendo a escolha certa!

1 – Aulas conforme a sua Necessidade

  • Quero focar as aulas na parte da conversação!
  • Queria estudar mais kanji
  • Não sei nada! Preciso aprender do zero
  • Meu filho(a) vai começar à estudar em escola japonesa (ou entrar em alguma creche), gostaria de aprender para que eu possa acompanhar ele(a)
  • Vou estudar para o JLPT no nível N1 e gostaria de um professor para me dar uma acessoria
  • Amanhã preciso ir no dentista e gostaria de aprender algumas palavras pra usar no consultório e não ficar perdido

    Essas são apenas algumas necessidades das pessoas que querem aprender japonês. As aulas são focadas exatamente no que você quer, por isso a motivação continua! E junto com a motivação vem o aprendizado, pois tudo que você tem interesse, você consegue absorver mais rápido não é mesmo?

2 – Horários Flexíveis

Trabalha em 2 turnos? Trabalha 4 dias e folga 2 e ainda por cima troca de turno? Não tem problema! Você pode marcar as suas aulas conforme o seu horário, agendando elas 1 semana antes de acordo com os horários que estão livres na agenda do professor. “Não tenho tempo” não será mais uma desculpa pra você não estudar japonês!

3 – Sem taxa de Matrícula

Sem NENHUMA taxa de matrícula, é só você fazer o pagamento adiantado que podemos começar a aula assim que eu confirmar o seu pagamento

4 – Tire dúvidas sempre que quiser

Além de você poder tirar suas dúvidas durante as aulas, você também terá um local chamado “Pergunte para o professor Hiru”, onde poderá deixar as dúvidas que aparecem para você no dia a dia, assim que eu ver a sua pergunta, irei responder o mais rápido possível

5 – Japonês fora do livro

Seguir um livro do começo ao fim pode ser um método que funcione com muitas pessoas, mas não significa que funcione com todos. Penso que cada um possui uma forma de estudar e aprender, portanto vou ensinando pra pessoa conforme a necessidade dela. Além disso, como o professor vive dentro da comunidade japonesa, poderá lhe ensinar palavras e frases que você não encontrará nos livros. Quem aqui aprendeu uma palavra ou frase que estava escrito em um livro e acharam estranho quando você usou? Não se preocupe que isto não irá acontecer com você aqui!

6 – Assistência para uma vida melhor no Japão

O professor já possui mais de 20 anos de experiência de vida no Japão, atualmente é um dos pouco mais de 3 mil brasileiros que está morando na região de Tóquio, são 20 anos de conhecimento que poderão ser úteis para você! Durante as aulas, você poderá perguntar sobre várias coisas além do japonês, para que possa ter uma vida melhor aqui no Japão. Sinta-se à vontade para perguntar para o professor! E mesmo que eu não saiba, eu pesquiso pra você!

7 – Vagas Limitadas

Soou um pouco estranho “vagas limitadas” ser um tipo de vantagem? Pois é, para muitos vagas “ILIMITADAS” é uma vantagem, mas eu penso o contrário.
A vantagem de eu ter uma quantidade de alunos limitados, é simplesmente porque eu darei atenção um por um para estes alunos conforme a atenção que cada um merece! Meu lema é “poucos com qualidade, do que muitos sem qualidade”, prefiro ter poucos alunos, mas com a certeza de que irei ensinar bem para eles, do que ter centenas só para ganhar dinheiro. Você pode ter CERTEZA que aqui, você irá ter o tratamento que você merece!

E então, o que você achou? Acha que vale a pena dar uma chance e estudar comigo?

Olha, vou ser sincera… Estou MUITO empolgada em começar as minhas aulas com você! Gostei muito do que foi dito, e se for verdade, tenho certeza que finalmente eu irei conseguir tirar todas as minhas dúvidas e aprender japonês de uma vez por todas!

Hahaha mas é claro! Porém, não se esqueça de dar uma olhada na parte de Horários Disponíveis, pois como eu disse, as vagas são limitadas para que eu possa manter aulas de boa qualidade e dar a atenção devida para cada um.

Pode deixar sensei!

E você aí? É! Você mesmo! O que achou da nossa conversa? Se você chegou até aqui, parabéns e obrigado! Pois leu bastante coisa!

Conseguiu perceber a importância do idioma japonês para poder ter uma vida melhor aqui no Japão? Eu mais do que qualquer um, vivenciei tudo isso que contei à vocês nestes 20 anos de Japão, por isso sei da importância dele mais do que ninguém!

Se você se interessou em ter aulas de japonês comigo, pode ter certeza que eu darei o meu melhor para que você também possa crescer e alcançar o futuro que deseja aqui! (Se ainda tiver vagas disponíveis é claro)

Portanto se você está interessado, não perca tempo, e entre em contato comigo clicando no link abaixo.

Muito obrigado novamente, e estarei esperando o seu contato! Um grande abraço!