Quais as vantagens de aprender japonês? E o que acontece se eu não aprender?

Muitas pessoas acham que o japonês não irá fazer tanta diferença na vida delas, mas faz, E COMO FAZ! Tenho mais de 20 anos de Japão e vou listar aqui abaixo as Vantagens de aprender japonês, e as Desvantagens em não aprender japonês, você poderá analisar um por um, para que você possa ter a sua própria conclusão, então vamos lá.

1 – Ter liberdade sem depender de ninguém
– Sabe aquele fulano que sempre vem pedir um “favorzinho” pra você? Você não quer ser esse tipo de pessoa certo?
Além de ficar dependendo dos outros pra resolver qualquer situação que envolva o idioma japonês, ficar dependendo da boa vontade da amigos ou empreiteira não é a melhor opção.
Além disso às você não precisará contratar intérprete para fazer coisas do seu dia a dia como ir ao médico, dentista ou prefeitura.


2 – Poderá ter uma comunicação melhor no ambiente de trabalho
– Como você quer fazer o serviço de uma maneira eficiente, se nem entende o que seu chefe está dizendo? Poder se comunicar no seu serviço pode salvar a sua pele muitas vezes de mal entendidos que acontecem nele. Além disso, vai economizar do seu chefe ter que falar pra você a mesma coisa inúmeras vezes.

3 – Uma imersão maior na cultura japonesa
– “A vida no Japão é só da casa pro trabalho, do trabalho pra casa”, essa é uma frase dita muitas vezes por brasileiros que simplesmente não aprenderam japonês e não aproveitaram nada do que o país teve para lhe oferecer. A cultura japonesa é rica em diversas formas, aprender sobre ela, vai te fazer entender melhor os japoneses e consequentemente, melhorará a sua relação com eles.

4 – Adquirir reconhecimento e respeito
– A maioria dos japoneses reconhecem quando alguém está tentando aprender a língua deles e você terá uma grande chance de receber apoio e ser mais respeitado. Digo isso por experiência própria, apesar de eu falar japonês muito errado no começo, eles sempre me apoiaram porque sabiam que eu estava tentando aprender o idioma deles para poder me comunicar melhor com eles.

5 – Mais opções de serviço e salários
– Você está no Japão, o idioma oficial do país é o japonês, sabendo falar japonês, você finalmente poderá estar de “lado a lado” com as pessoas que moram neste país na procura por um emprego. Não é a toa que quando você vai procurar emprego em um jornal ou site japonês, jamais verá algo como “requisito mínimo: saber falar japonês”, pois isto é o óbvio.
O Japão é um país que oferece diversos tipos de serviços, e muitas vezes existem cursos que lhe ajudam à capacitar para uma determinada profissão, a “vida em fábrica” é apenas uma pequena opção que é dada para quem não sabe falar o idioma, se você consegue aprender, pode ter certeza que muitas portas se abrirão na hora de procurar um novo serviço!

6 – Sua mão de obra será valorizada
– Se estiver em um ambiente onde poucos estrangeiros falam japonês, com certeza será valorizado e não precisará se preocupar em ser um dos primeiros funcionários à ser demitido em épocas de crise. Afinal você sabe japonês, sabe se comunicar tanto com o chefe quanto com os outros funcionários japoneses, e isto é uma qualidade muito importante!


7 – Chance de ter um futuro fora de fábrica
– Como foi dito no ítem 5, saber japonês irá lhe permitir procurar por empregos fora daquelas revistas gratuitas. Você poderá procurar serviço em sites de emprego japoneses, ou até mesmo em jornais. Existem muitos empregos que lhe dão oportunidades mesmo sem experiência, para que você possa adquirí-las e ter uma profissão no futuro.


8 – Qualidade de vida melhor pra você e sua família
– Se você pretende ficar no Japão com a sua família, saber japonês irá mudar drasticamente a sua qualidade de vida. Você não terá problemas para fazer coisas simples do dia a dia, e também poderá estar sempre auxiliando seus filhos(as) nos estudos caso entrem em uma escola japonesa.

9 – Usufruir melhor do que o Japão tem para te oferecer
– O Japão não é só fábrica! No Japão temos um dos melhores sistemas de transporte do mundo, podemos ir para qualquer lugar do Japão de ônibus, trem, trem bala, etc. Todos os dias surgem novos serviços e tecnologias, cada prefeitura auxilia o morador da sua região de uma forma diferente. Não é a toa que o Japão é considerado país de primeiro mundo. Sabendo falar japonês, poderemos usufruir ao máximo do que o país tem para nos oferecer.

10 – Oportunidade de abrir o seu próprio negócio
– Parece um sonho abrir seu próprio negócio no Japão? Pois lhe digo: não é! Aqui no Japão não é difícil você abrir seu próprio negócio, e na maioria das vezes, você nem irá precisar de algum dinheiro pra abrir a sua empresa.

11 – Poderá morar no centro do Japão: Tóquio
– Pode parecer que este ítem não seja tão importante quanto os outros que citei anteriormente, mas um dos benefícios que você pode ter depois de ter conseguido um serviço melhor, ou até mesmo ter aberto seu próprio negócio, é morar em Tóquio. Atualmente, existem pouco mais de 3,000 brasileiros morando em Tóquio, e você pode ser um deles. O centro do Japão, onde tudo acontece, onde o número de oportunidade de negócios equivale ao número de pessoas que vivem nesta metrópole. Em Tóquio você pode encontrar de tudo, e só o céu será o seu limite.


1 – Terá sempre que depender de terceiros
– Ficar sempre dependendo dos outros não é legal, principalmente se você está em um país na qual não entende o idioma. O maior problema aqui pode acontecer se você ficar dependendo muito da empreiteira. Muitas vezes o apartamento que você aluga é através da empreiteira, e você corre o risco de ser despejado caso perca o emprego, ou seja: você perde o emprego e a moradia ao mesmo tempo, consegue imaginar um cenário pior do que isso?

2 – Problemas de comunicação frequentes
– É frustrante quando você tenta explicar o que aconteceu no serviço mas não conseguem entender o que você está dizendo, ou aparece alguém que sabe falar melhor do que você e priorizam o argumento dele não é mesmo?
Muitas brigadas e desentendimentos são causados pela falta de comunicação, aquele ambiente “estressante”, às vezes pode ser porque você não sabe falar japonês.

3 – Poderá ser um dos primeiros à ser demitido
– Quando a economia estiver ruim e as empresas resolverem cortar custos na empresa, com certeza os primeiros à serem demitidos serão aqueles que não produzem, ou que não falem japonês. Você está tranquilo pois você produz? Pois se tiver alguém que trabalhe que nem você, mas que saiba falar japonês também, você perderá seu lugar pra ele.
Cada vez mais estão entrando mão de obra barata no Japão (chinês, vietnamita, peruano, etc), se a sua produção for igual à deles, e o salário deles for menor, é claro que a empresa irá optar pela mão de obra mais barata, você só conseguirá manter seu emprego se tiver um diferencial em relação à eles: o japonês.

4 – Poucas opções na escolha de serviço.
– Sua opção de serviço serão as revistas gratuitas e nada mais. E na maioria das vezes você só achará serviços em fábricas. Lembrando que mesmo assim, cada vez mais, os serviços em fábricas também estão solicitando o idioma japonês, então as suas opções ao não saber falar japonês, será mais escassa ainda.

5 – Será sempre o último à saber
– Sabe quando algo acontece lá no seu ambiente de trabalho? Pois é, até a informação chegar “traduzida” até você, vai demorar um tempo, e mesmo se chegar, pode haver “alterações” até chegar em você e você poderá ficar apenas com a parte da verdadeira notícia.

6 – Terá dificuldades em economizar dinheiro
– “O que tem a ver saber japonês com economia?”, olha…tem TUDO a ver.
Quando você não sabe japonês, você acaba gastando muito dinheiro em coisas que você não precisaria gastar: traduções, intérprete, apartamentos caros, multas por não ter entendido a placa de trânsito, etc.
Se você sabe japonês, consegue sempre procurar pelas opções mais em conta, tanto em relação à moradia, quanto em relação à comida por exemplo. E isso fará uma diferença enorme para você no final de todo mês.

7 – Demorará para se acostumar com o Japão
– Se você não entende nada do que falam pra você, se você liga a TV e não entende nada do que falam, se você sai na rua e não entende nada do que está escrito nas placas, é óbvio que você não vai conseguir se acostumar com o Japão (a não ser que você desista e aceite que o Japão é este país que você não vai entender nada pro resto da sua vida).
Se já não bastasse a diferença cultural, não entender japonês irá retardar muito para poder se acostumar com a vida por aqui.

8 – Falta de informação
– Hoje em dia podemos achar quaisquer informações no google! certo? errado! Atualmente existem pouco mais do que 200,000 brasileiros morando no Japão, e não são todos eles que costumam compartilhar informações através de redes sociais ou até mesmo vídeos do youtube. Muitas vezes este tipo de informação acaba se tornando tendenciosa, ou você precisa filtrar bem até achar alguém que te dê as informações corretas.

9 – Poderá levar calote ou ser enganado
– “Em terra de cego, quem tem olho é rei!”, você pode encontrar brasileiros que sabem falar japonês que possam te ajudar, mas lembre-se que sempre irá ter aqueles que irão tentar se aproveitar de você também! Há muitos casos de calotes que no final das contas acabou sendo jogado pra debaixo de pano pelo simples motivo de que como estão em um país diferente, e não sabem o idioma, não conseguem contratar um advogado ou nem sequer explicar pro advogado a situação para poder resolver.
Saber japonês poderá te proteger deste tipo de pessoa também.

10 – Atividades do dia a dia limitados
– Como eu disse anteriormente, “o Japão não é só fábrica!”, quando não sabemos falar japonês, nossas atividades acabam se limitando à passear em algum shopping ou ir pra balada com os amigos. Você veio pro Japão pra “viver”, não para “sobreviver”.

11 – A crise na economia será a sua maior e mais aterrorizante inimiga
– A crise na economia sempre afeta àqueles que são mais frágeis, se já não bastasse que os estrangeiros são mais frágeis do que os japoneses, ser um estrangeiro que ainda por cima não sabe falar japonês será pior ainda.

12 – Perderá muitas oportunidades
– Muitas vezes haverá tanto oportunidades de empregos melhores, ou de negócios melhores, porém você acabará deixando eles passarem despercebidos por não saber falar japonês. As melhores oportunidades são feitas para pessoas que se preparam pra poder agarrar elas, para os que não, elas nunca vão existir.

Então, conseguiu tirar a sua conclusão? Ficou interessado em investir para aprender japonês e ter um futuro melhor aqui no Japão?